É um procedimento feito em casos de pessoas que não podem mais se alimentar pela boca. Geralmente, isso é causado por alguma doença como: AVC, Paralisia cerebral, tumores na garganta ou a dificuldade grave para engolir. A gastrostomia é uma sonda colocada direta no estômago, por uma incisão no abdome que, serve para alimentar o paciente com os nutrientes que seu corpo precisa para a sobrevivência.

A gastrostomia pode ser usada de duas formas, o modelo botão e o modelo cateter, ambas as formas, o procedimento por ser tanto temporário, como por anos ou por toda a vida do paciente. Acompanhe abaixo, como funciona a utilização da gastrostomia, na vida de um paciente:

Verifique o tubo para não deixar que as dobras dele, impeçam a passagem da comida. Após isso, feche o tubo, dobrando a ponta, para que o ar não entre nele. Abra a tampa da sonda e coloque a seringa de alimentação com 50 a 60 ml de água, desdobre a ponta da sonda sempre com a seringa inserida no tubo e, empurre a água lentamente para o interior da sonda (mas caso o paciente sinta dor ou muita pressão, PARE IMEDIATAMENTE). Volte a dobrar a ponta da sonda e retire a seringa, enche-a com a comida triturada, na quantidade de 50 a 60 ml, assim como a água. Depois, volte a repetir os passos para fechar o tubo e colocar a seringa na sonda, tenha muito cuidado para não deixar o tubo aberto e empurrar a seringa, para inserir a comida lentamente no estômago.

Repita quantas vezes forem necessárias, de acordo com a quantidade incicada pelo nutricionista.

 

Entre em contato com nossa página e confira parte de produtos – gastro